Pular para o conteúdo

A cultura Adinkra e a sua influência no Brasil, no mundo e na moda

 

Imagem: Unsplash

 

Conhecido pelas significativas habilidades em tecelagem, o povo Akan, que hoje se espalha pelos territórios de Gana e Costa do Marfim, se destacam pela produção da cultura local em um dos raros exemplos de pano tradicional impresso ou carimbado na África, os tecidos Adinkras.

As tradições Adinkras consistem em um conjunto de símbolos que representam ideias expressas em provérbios que fazem parte da cultura Ashanti, um importante grupo étnico do Gana onde surgiram os primeiros símbolos Adinkras. São representados em formas geométricas estilizadas. quais incluem aspectos da vida vegetal, do corpo humano, elementos geométricos e abstratos, e, até, aspectos astronômicos.

Um pouco de curiosidade: Os símbolos têm uma função decorativa, mas também representam objetos que carregam mensagens evocativas que transmitem aspectos da vida vegetal, do corpo humano, elementos geométricos e abstratos, e, até, aspectos astronômicos.

A arte africana possui significados que vão além da forma e da aparência. O objeto materializa o imaterial, e além da beleza estética, expressa a tradição ancestral, conectando o passado ao presente. Cada elemento tem um significado e possue função comunicativa como nos símbolos adinkra.

Os adinkras eram encontrados nas roupas, onde costumavam ser estampados de forma manual. No início, essas roupas eram usadas apenas nos funerais. Isso porque o nome Adinkra significa “dizer adeus”. Ao longo do tempo, os símbolos passaram não só a ser usados em outras ocasiões, como podem ser encontrados em estampas de cerâmicas, tecidos, bancos, guarda-chuvas, prédios, casas e mesmo em tatuagens.

 

Imagem: Símbolos Adinkras mais populares                         Fonte: dicionariodesímbolos.com.br

 

 

 

Mescla X Símbolos Adinkras

 

Imagem: Instagram/Mescla

 

Os desenhos dos símbolos adinkras são uma herança cultural africana ligada aos seus ancestrais. Estão presentes no nosso dia a dia e poucas vezes notamos a sua importância no mundo, cada um com o seu significado. Na Mescla, a partir dos nossos valores, escolhemos três símbolos para inspirarem diretamente nossas camisetas, são elas: Camiseta Kuronti, Camiseta Aya, Camiseta Chaise e Camiseta Sankofa..

O símbolo Kuronti é o símbolo da democracia, dualidade da essência da vida, interdependência e complementaridade. Uma cabeça não constitui um conselho ou um juri. Assim é a importância do pensamento democrático, herança que trazemos do povo Ashanti.

Aya simboliza a resistência, desafio contra as dificuldades, resistência, perseverança, independência e desenvoltura. A samambaia é uma planta delicada, mas resistente que é capaz de vingar em ambientes adversos. Dominava o mundo há muito tempo, sendo um dos primeiros ocupantes da terra.

A nossa Camiseta Chaise é baseada no símbolo Sankofa, símbolo Adinkra que notamos em móveis, como na cadeira de ferro clássica, e muitas construções que rondam o nosso cotidiano. Seu significado é “aprender com o passado”.

Quer conhecer as peças da nossa coleção, é só clicar aqui!

Fonte: Wikipedia; Dicionário dos Símbolos; Itau Cultural; SESC SP; Dia a dia educação; Afreaka

Sobre

Assim como no Rio de Janeiro, o contraste entre o urbano e a natureza está presente em nós

Rua João Afonso
Jardim Botânico, Rio de Janeiro


contato@emescla.com.br