Pular para o conteúdo

O algodão orgânico: desenvolvimento consciente

Processed with VSCOcam with f2 preset
Plantação de algodão

Organização internacional sem fins lucrativos, a Textile Exchange encomendou um estudo para analisar os benefícios do consumo do algodão orgânico. Os resultados você confere abaixo.

A análise foi baseada em dados coletados de produtores na Índia, China, Turquia, Tanzânia e Estados Unidos, que representam 97% da produção mundial de algodão orgânico. O estudo avaliou o impacto do cultivo nas categorias efeito estufa, erosão do solo, potencial de acidificação, e consumo de água e energia. Confira abaixo alguns resultados impressionantes:

  • Redução de 46% nas emissões de gases de efeito estufa
  • Redução de 70% nas emissões responsáveis pela acidificação
  • Redução de 26% de eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas.
  • Redução de 91% no consumo de água destinada principalmente para a irrigação (exceto a água da chuva)
  • Redução de 62% no consumo de energia primária

“Comprometer-se em plantar, cultivar e usar tecidos de algodão orgânico é também um compromisso para melhorar nossa água, nosso solo, nosso ar”, afirma Rhea Pepper, diretor-gerente da Têxtil Exchange. Veja aqui o estudo de Textile Exchange.

lamina-ecologia-2
Produção brasileira de algodão orgânico

No Brasil

Infelizmente o Brasil ainda possui uma produção pequena de algodão orgânico. O Sul e, principalmente, o Nordeste são as regiões que se concentram as produções para a indústria têxtil. Já é possível produzir consciente e alimentando a economia local, beneficiando produtores e o equilíbrio entre o campo e cidade. Todo o setor de orgânicos é inspecionado para ter seu certificado. Mesmo no nosso país, essa certificação é feita por uma agência atestada pela International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM; em português, Federação Internacional de Movimentações de Agricultura Orgânica).

A cada ano, 220 mil agricultores morrem por contaminações de pesticidas. Confira a matéria feita pela emissora Globo, em 2011, sobre a produção do algodão orgânico para a moda no Brasil:

Quer saber quais peças da Mescla foram desenvolvidas em algodão orgânico? Clique aqui!

Fonte: greenMeUse Eco e ECycle

Sobre

Assim como no Rio de Janeiro, o contraste entre o urbano e a natureza está presente em nós

General Bruce
São Cristóvão, Rio de Janeiro

+55 21 97537 2321 (WhatsApp)
contato@emescla.com.br